Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Jovem Cidadão

Tema: Cidadania e Participação social

Título: O Jovem Cidadão

       O conceito de cidadania teve origem na Grécia Clássica e significa o direito de ter direitos. Com o passar dos anos e o amadurecimento das idéias, vemos que o significado continua o mesmo, porém o conceito mudou. Cidadania é exercer amplamente os deveres e participar dos direitos que todos os cidadão tem direito, garantidos pelo estado e nação.
       A participação social do jovem seja na escola, no seu bairro e em seu país é de extrema importância, para assegurar que os nossos valores perante a sociedade sejam ouvidos. O jovem que exerce sua cidadania, é motivado pela força da união e luta pelos seus direitos. 
       Nos anos 1992, foi a cidadania muito bem exercida quem tirou o então presidente Fernando Collor do poder, em um arquitetado plano social, os caras-pintadas foram as ruas pedir o impeachment do presidente, a força da cidadania pela primeira vez na história do Brasil, tirou um presidente do poder. Voltando um pouco mais no tempo vemos que foi também a força dos cidadãos quem quebrou a ditadura e lutou pela cidadania, exigindo o direito de votar pela escolha do presidente do nosso País. 
       O jovem cidadão de antigamente se armava de palavras, faixas, clamores e enfrentava a guerra sem violência, era uma guerra de palavras e provas, com protestos claros de repudia, quando uma situação encontrava-se errada. O Jovem cidadão de hoje, não luta, não vai as ruas, não se arma de mais nada além de um mouse e um teclado, sim, a voz do povo hoje é ouvida com um simples acesso a alguma rede social que arrasta multidões de seguidores, nessas redes o jovem exerce sua "cidadania".
       Em muitas escolas não existe mais o incentivo ao papel de cidadão, esses ensinamentos estão escassos, e os direitos cada vez mais com menos valores. O Jovem cidadão precisa reconhecer seus direitos, ter sede pela justiça, não se acomodar e lutar por dignidade, por paz, educação e o principal acreditar que o papel que o cidadão desempenha hoje é de crucial importância para o cidadão do amanhã. 


- Maísa Gomes