Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Título: Brasil: a mãe dos meninos de rua

Tema: Direitos da Criança e do Adolescente: Como enfrentar esse desafio nacional?


Está no estatuto da criança e do adolescente, é dever do estado garantir escola, saúde e integridade a todas as crianças e adolescentes desse país. Mas até onde o estado pode intervir na formação e na educação das crianças e dos adolescentes? 
Os valores familiares caíram em desuso, quase não existe mais o referencial de família. Esses valores estão corrompidos, e a integridade das crianças está jogada ao léu. Quase todos os dias nos semáforos, nas ruas, de pés descalços, sem mãe e sem pai, é assim que nos deparamos com crianças e adolescentes, pedindo ajuda, pedindo dinheiro. Criados pela rua, são órfãos brasileiros. Essas crianças sequer sabem ler, conhecem o desprezo desde muito cedo, crescem sozinhas e desamparadas, muitas delas já entram no mundo das drogas e muitas vezes para sustentar o vício entram no mundo do crime. O estado tenta ajudar, tentando dar a esses jovens uma casa de acolhimento para morar, estudar, ter um lugar para dormir, mas é difícil, tentar resgatar algo que esses jovens talvez nunca tiveram: o amor de uma família. O estado então torna-se omisso no seu papel de ajuda-los, são tantas as tentativas, muitas em vão. Para esses jovens a rua é bem mais atrativa que uma sala de aula. 
É um grande desafio para o país reverter esse quadro de pobreza que se arrasta por muitos anos, é obrigação dos órgãos federais garantir melhoria de vida para esses jovens, reaver os valores familiares, e mostrar-lhes que a escola e a educação é garantia de melhoria de vida. O poder publico não pode ser omisso nesse resgate de valores, não podem abandonar esses jovens. O governantes e a sociedade tem que voltar seus olhos para esses jovens e reeduca-los para uma melhor condição de vida. O estado tem que fazer valer os seus compromissos com esses cidadãos.


Maísa Gomes